Neste roteiro você vai conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba. Recomenda-se fazer esse percurso com transporte em rodas, pois a maioria dos pontos (tirando a área central), são distantes uns dos outros.
Dia 1
- Começar o dia no Jardim Botânico é sua primeira parada. Além de ter bem menos gente para sair nas fotos, ver o sol nascendo atrás da estufa é super lindo.
- Seguimos para o centro da cidade, caminhando pelos pontos na seguinte ordem lógica: Praça Osório, passando pelo Calçadão da Rua XV, Praça Santos Andrade, Paço da Liberdade e Praça Tiradentes. Nesse pedacinho do trajeto, aprecie as calçadas desenhadas com petit-pavés e os edifícios históricos.
- O próximo ponto é o Largo da Ordem, o principal atrativo do setor histórico, com seus lindos casarões em estilo colonial. Aqui você termina seu dia e aproveita para comer e beber algo nos diversos restaurantes e bares dali.
Dia 2
- Vamos começar pelo Museu Oscar Niemeyer e pelo Bosque do Papa. Um fica do ladinho do outro.
- Depois vamos para o Bosque Alemão. Recomendo começar pela parte superior, onde tem o mirante, e descer pela trilha até o portal.
- Ali pertinho está a Unilivre (Universidade do Meio Ambiente). Este é um ponto pouco visitado pelos turistas, mas recomendo muito que você vá.
- Seguindo pela mesma zona da cidade, vamos passar na Ópera de Arame, que é outro xodó dos turistas, e terminar no Parque Tanguá para ver o entardecer (que é maravilhoso em dias de sol).
Dia 3
- Hoje o dia é mais tranquilo. Vamos primeiro na Torre Panorâmica, para você apreciar a vista 360 graus da cidade.
- Depois seguimos para o bairro italiano de Santa Felicidade. Aqui têm vários restaurantes para fazer sua pausa do almoço e comer aquele franguinho com polenta.
- E pra finalizar, uma caminhada no Parque Barigui para ajudar na digestão do almoço e fazer uma visita para nossas capivaras.
- Se sobrar um tempinho no roteiro, recomendo conhecer o Memorial Ucraniano e o Parque Tingui.