Palácio Iguaçu

Sede do governo do Paraná, o Palácio Iguaçu está localizado no Centro Cívico, área criada para ser o centro administrativo da cidade, reunindo as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954, ainda como parte das comemorações ao centenário da emancipação política do Paraná, ocorrido um ano antes. O nome é uma referência ao maior rio do Estado: Iguaçu, na língua tupi-guarani, significa “Água Grande”.

O projeto da edificação foi elaborado por David Xavier de Azambuja e foi considerado um dos principais exemplos da escola modernista no País. O edifício com fachada em vidro tem um único balcão externo e portas verdes que se destacam. Um mural de Poty Lazzarotto registra as origens do Estado, diferentes momentos da história paranaense e o seu desenvolvimento.

Nas proximidades do Palácio Iguaçu estão a Assembleia Legislativa, o Palácio da Justiça, o Palácio 29 de Março (sede da prefeitura de Curitiba), o Tribunal do Júri, o Palácio das Araucárias (que faz parte do governo do Paraná) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Tudo ao redor da Praça Nossa Senhora da Salete. Outros órgãos públicos também estão localizados na região.

alguns atrativos