Museu da Fotografia

Quem visita ou mora em Curitiba pode conferir um acervo de 1,5 mil imagens feitas por grandes fotógrafos brasileiros. Elas fazem parte do acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, inaugurado em 1998. Foi o primeiro dedicado à fotografia no Brasil e o segundo na América Latina.

O espaço possui um calendário permanente de exposições com obras do acervo, composto por imagens de Sebastião Salgado, Walter Firmo, German Lorca, João Urban, Luiz Braga, Claudia Andujar, Vilma Slomp, Marcelo Buainain e Miguel Rio Branco, entre tantos outros fotógrafos. O museu também recebe mostras de profissionais e eventos nacionais e internacionais de fotografia.

Quem vai até o Museu da Fotografia não se encanta apenas pelas imagens. O espaço está localizado no Solar do Barão, um edifício histórico que também abriga o Museu da Gravura e a Gibiteca.

A casa foi residência do produtor de mate Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, no fim do século 19. O imóvel foi adquirido pela prefeitura de Curitiba em 1975 pelo interesse em sua preservação e passou por reformas. O Complexo Cultural Solar do Barão foi inaugurado em 1980.
Perto dali está o Passeio Público, a Praça 19 de Dezembro, a Praça Santos Andrade, a Universidade Federal do Paraná, o calçadão da XV de Novembro, a Praça Tiradentes e o Setor Histórico de Curitiba.

alguns atrativos