Edifício Histórico UFPR

O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é considerado o símbolo oficial de Curitiba. A escolha aconteceu em uma votação popular, realizada em 1999. A decisão dos curitibanos foi posteriormente confirmada por meio de uma lei municipal.

A universidade foi a primeira instituição de ensino com esta concepção a ser fundada no País, em 1912. No ano seguinte, começaram as obras do prédio na Praça Santos Andrade. Os trabalhos foram concluídos em 1915.

O edifício inicial da universidade era eclético, reunindo diferentes estilos arquitetônicos. A estrutura tinha apenas um bloco de cinco andares e uma cúpula central, de inspiração francesa.

Na década seguinte foram realizadas duas ampliações nas laterais no prédio para abrigar mais cursos. Em 1940, o edifício passou por um alargamento para receber o curso de Medicina.

Foi na década de 1950 que o prédio histórico da Universidade tomou a forma que conhecemos hoje. A administração realizou mais ampliações para comportar as atividades da instituição e foi retirada a cúpula que apresentava problemas estruturais. A obra ainda contemplou a implantação do estilo neoclássico da fachada, com muitas colunas e uma ampla escadaria. Esta obra foi inaugurada em 1955.

alguns atrativos