A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais domina a paisagem da Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba. A atual edificação foi construída entre 1876 e 1893, seguindo a linha neogótica. A inspiração teria sido a Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. O edifício substituiu a antiga Igreja Matriz de Curitiba, que teve problemas estruturais e foi demolida.
Inaugurada em 7 de setembro de 1893, a igreja foi elevada à Catedral no ano seguinte. Um século depois, o papa João Paulo II concedeu o título de Basílica Menor, em razão da beleza artística e arquitetônica da edificação, além de sua importância histórica. A última restauração aconteceu entre 2010 e 2013.
Vale a pena entrar e conferir a grandiosidade da parte interna da Catedral, com seus lindos vitrais, importantes pinturas e as imagens religiosas, em especial a da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
A atual imagem que ocupa o trono central do altar-mor é a terceira da padroeira. Ela foi feita em Portugal, em madeira de pinho de riga, na segunda metade do século 19. A primeira imagem de Nossa Senhora da Luz, de terracota, faz parte do acervo do Museu Paranaense. A segunda imagem, também de terracota e feita em Portugal, está em exposição no Museu de Arte Sacra de Curitiba.