No coração do Largo da Ordem está a igreja mais antiga de Curitiba. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, mais conhecida como Igreja da Ordem, foi construída em 1737.
Originalmente, ela recebeu o nome de Igreja de Nossa Senhora do Terço. A denominação foi alterada com a chegada da Ordem de São Francisco a Curitiba, em 1746. O local abrigou um convento, de 1752 a 1783.
Parte da construção desmoronou em 1834, mas a restauração aconteceu apenas em 1880 para a visita do imperador Dom Pedro II a Curitiba. Mesmo sem as condições ideais, a igreja serviu de paróquia aos poloneses que chegavam à região nesta época.
A torre da Igreja da Ordem foi acrescentada em 1883, quando também foram instalados os sinos. Nesse período, a igreja passou a ser frequentada principalmente por imigrantes alemães. As reformas feitas ao longo do tempo mudaram a sua arquitetura exterior. Originalmente, a igreja tinha características coloniais.
Tombada como patrimônio histórico do Paraná desde 1965, a Igreja passou por uma restauração no fim da década de 1980. Atualmente também abriga o Museu de Arte Sacra.